G.R.C.ESCOLA DE SAMBA
FILHOS DA CAPELA
PROJETO CARNAVAL 2016
ENREDO
ENREDO
SUSTENTABILIDADE, O
FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE.
Presidente: João Leite
Vice Presidente:
Jeferson Santos
Carnavalesco: Marcelo Cecyn
G.R.C.ESCOLA DE SAMBA
FILHOS DA CAPELA
ENREDO
ENREDO
“SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE”
Escola de Samba Filhos da Capela
Carnaval 2016
Antonina - Pr
Antonina - Pr
O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba
Filhos da Capela traz para a Avenida do Samba – Carnaval 2016, o tema: “SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE”, elevando a escola a um patamar de discussão essencial, atual com foco no
futuro socialmente justo, responsável e ecologicamente correto.
“Em muito pouco tempo,
nós interferimos no equilíbrio do sistema de vida do nosso planeta estabelecido
há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. O aquecimento global, os prejuízos
causados ao nosso ecossistema derivados de nossas ações de consumo foram
devastadores para toda a cadeia natural comprometendo o futuro da vida na terra.
Ainda é tempo de reparar nossos erros e salvar o planeta para as futuras
gerações”.
Contextualização do enredo
“SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É
NOSSA RESPONSABILIDADE”
por Marcelo Cecyn
A contextualização do enredo
esta aplicada e distribuída, em quatro setores dentro do planejamento do
desfile da Escola de Samba Filhos da Capela - Carnaval 2016. Inicialmente a
escola trará em seu setor 1°, A Origem do Universo, os elementos da
natureza, o sol Astro Rei, o planeta, as
primeiras civilizações e o culto aos Deuses Gregos e Romanos - Divindades da
natureza.
No setor 2° é apresentado a Revolução
Industrial, os avanços tecnológicos e os impactos negativos (o homem se
espelha num ser superior e divino, se mostra como o dono do mundo e em sua
ganância vai destruindo a saúde do planeta e o habitat natural).
Em seguida, o 3° setor trará a Consciência da Degradação no templo de “Gaia” - Deusa da Terra (Mãe Primordial, Mãe Terra, uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo), o
Homem em sua clemencia pede que a Deusa mostre soluções para amenizar todo
prejuízo por ele causado. Gaia o aconselha a se voltar ao principio, “Olhando
para dentro de si aprenderás a repensar, só assim encontrarás o caminho para as
respostas que tanto buscas e as soluções para se redimir dos seus crimes.”
Como 4° e ultimo setor “A
Redenção” o arrependimento, este homem se volta ao principio e pede perdão este
homem busca a salvação, reparando seus atos destruidores através da implantação
de ações de sustentabilidade, protegendo a biodiversidade, produzindo energias
renovadas e ações protetoras voltadas para o ecossistema com desenvolvimento
no ecoturismo.
Este homem volta-se para a natureza, reaprende a contemplar e proteger o
ambiente natural como aquele homem lá do inicio das civilizações, que cultuava
seus Deuses fundamentados na natureza. Este homem se reeduca e reaprende a
notar a importância das pessoas, da fauna e flora, de todo ecossistema. Este
homem para perpetuar sua sobrevivência na terra, aprende a importância da
sustentabilidade de todo o universo natural e das fontes de energias limpas a
sua volta. Ele descobre que se lançar substância tóxica na atmosfera, ele
estará envenenando o ar que ele mesmo precisa para viver, este homem aprende a
reutilizar a matéria prima protegendo os recursos naturais, aprende a conter a
produção de lixo e assim toma pra si a nobre responsabilidade em deixar um
mundo melhor no futuro, buscando metas para atingir o desenvolvimento
sustentável, assegurando a saúde da vida no planeta das próximas gerações.
DESENVOLVIMENTO DO ENREDO DENTRO DO DESFILE
Comissão de frente:
Algas Azuis (Principio da Vida no Planeta Terra)
As arqueobactérias (ALGAS AZUIS),
estas tem a capacidade de se virarem para o sol em busca da energia fazendo
assim a fotossíntese, dando inicio a vida no planeta desencadeando uma serie de
espécies que buscam alimento na luz do Sol.
1° setor _ Carro de Abertura : O PLANETA TERRA O Universo, O
SOL, Os Elementos da Natureza, as espécies de vida
Neste setor é apresentado o surgimento do planeta,
as primeiras formas de vida a formação do solo e seus organismos, o homem
primitivo, as primeiras civilizações e a cultura agrícola, os deuses gregos, as
divindades da natureza.
2° setor _ Carro Industrial
Este setor mostra o homem e a
maquina, o desenvolvimento das cidades, As Tecnologias e a Revolução
Industrial, A Ocupação desordenada, a formação das classes governantes,
Fabricas, indústrias, Portos, logística, A exploração dos recursos naturais.
3° setor _ Carro: A Degradação no Templo de Gaia (A floresta em Chamas, A deusa Gaia,
as ninfas, o homem desmatando)
Este setor trará toda a
degradação sofrida pela terra através do egoísmo e das ações inconsequentes do
homem, tudo feito em nome do progresso. A poluição, Os impactos ambientais,
incêndios, enchentes, desmatamento
etc...
4° setor _ Carro da Redenção: Preservação a Mata Atlântica nossa casa
Este 4° e ultimo setor
trás a redenção do homem, o reconhecimento de suas ações e os impactos
negativos, depois de ter destruído o homem busca soluções para reconstruir o
que ele mesmo destruiu. Ações em defesa do Meio Ambiente, Educação Ambiental;
Sensibilização Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Promoção Humana;
Proteção e Conservação do Meio Ambiente; reflorestamento, reciclagem,
ecoturismo, agroflorestal etc...
A Redenção (Uma Reflexão) - A
ganância do homem, na intensa corrida pelo dinheiro e poder fez com que esse
homem destruísse a natureza, poluindo inconsequentemente céu, terra, rios e
mares com suas indústrias, inflando de partícula poluentes nosso meio ambiente,
enchendo de poluição nossa atmosfera, causando as chuvas ácidas, o aquecimento
da terra, a seca, a fome, a devastação.
Estes e muitos outros prejuízos ambientais, são fatores que podemos
conferir sentindo na pele as
consequências, durante os últimos anos, os efeitos do aquecimento global, uma
bomba prestes a explodir.
Porém podemos ter esperanças se acreditarmos que
esse mesmo homem poderá revertes esta
situação reparando seus atos destruidores através da implantação de ações de
sustentabilidade, protegendo a biodiversidade, produzindo energias renovadas e
ações protetoras voltadas para o ecossistema com desenvolvimento no ecoturismo e nas questões sociais.
Este homem deverá voltar-se para a natureza,
reaprender a contemplar e proteger o ambiente natural como aquele homem lá do
inicio das civilizações, que cultuava seus Deuses fundamentados na natureza.
Este homem deverá se reeducar e
reaprender a notar a importância das pessoas, da fauna e flora, de todo
ecossistema ao seu entorno. Este homem para perpetuar sua sobrevivência na
terra, deverá aprender a importância da
sustentabilidade de todo o universo natural em sua volta e das fontes de
energias limpas aplicável para o sustento do planeta. Este homem já descobriu
que se lançar substância tóxica na atmosfera, ele estará envenenando o ar que
ele mesmo precisa para sobreviver, este homem deve aprender a reutilizar a
matéria prima protegendo os recursos naturais, aprendendo a conter a produção
de lixo e assim tomar pra si a nobre responsabilidade em deixar um mundo melhor
no futuro, buscando metas para atingir o desenvolvimento sustentável,
assegurando a saúde da vida no planeta para as próximas gerações.
Por Marcelo Cecyn
![]() |
| Produzido por Marcelo Cecyn - Carnaval de 2016 da Escola de Samba Filhos da Capela |
![]() |
| Produzido por Marcelo Cecyn - Carnaval de 2016 da Escola de Samba Filhos da Capela |
![]() |
| Produzido por Marcelo Cecyn - Carnaval de 2016 da Escola de Samba Filhos da Capela |
![]() |
| O Sol por Marcelo Cecyn - Carnaval 2016 - Filhos da Capela |
O ENREDO CONTRAPONDO A INSUSTENTABILIDADEComo proposta defende a implantação de uma Rota Ecoturistica
Diante da situação em que encontra-se o nosso
planeta , as questões ambientais e suas fragilidades, a de se trabalharmos com
ações enérgicas e condutas sustentáveis para a salvação das futuras
gerações e a saúde do nosso planeta.
Para isso o enredo propõem um resgate da cultura ecológica buscando a estabilidade
da estrutura econômica da cidade de Antonina propondo uma Rota
Ecoturistica.
A Rota
Ecoturistica abrange o setor histórico da cidade, visitando suas estruturas
arquitetônicas, ruas marcadas pela arquitetura que contam histórias, a feira
dos artesões onde são encontrados produtos confeccionados na região e que
trazem suas peculiaridades como os artesões que trabalham com couro e escamas de peixe, sementes de mangue, fibra da bananeira e etc. O ritmo forte
do batuque presente do folclore existente na cultura local como o Boi Barroso, grupo folclórico fundado
em 1920, pelo Sr. Luiz Pedro Bedenaque e que vem se perpetuando até hoje graças
ao trabalho e dedicação das irmãs Pinto Loco assim como o circuito do Boi do Norte fundado em 1922 e que
encanta o público com seu ritmo contagiante e seus cânticos entoados pela
família Graciano, também a presença dos Índios Apinangés. O Bloco Apinagés que surgiu em 1923,
fundado pelo marinheiro Benedito Jesus Pereira tendo suas ultimas aparições sob
o comando de Caetano Candido Machado Filho como bloco folclórico e carnavalesco,
estes vão dando a ambientação com suas musicalidades, danças e manifestações,
saldando os visitante que segue em busca de provar a saborosa gastronomia que a cidade oferece com a
sua culinária caiçara utilizando na grande maioria ingredientes regionais e
sazonais do litoral do Paraná como são os frutos
do mar, peixe grelhado ou moqueca,
barreado tradicional prato e seguidos de doces feitos de frutas cultivadas
polo sistema agroflorestal (É fundamental que a gastronomia traga em seu
conceito a preservação da floresta nativa e a extinção do uso de agrotóxicos,
pois no que se refere à escala dos países consumidores, o Brasil é o maior
consumidor de agrotóxicos no mundo e de acordo com o INCA.gov, o nutricionista Fábio Gomes explica que o uso de
agrotóxico pode alterar o funcionamento das nossas células, levando ao câncer).
Sobre esse prisma, devemos apertar o botão de alerta para a nossa alimentação
porque sem comida, todos nós morreremos e, no entanto, estamos morrendo doentes
com o que comemos hoje através da agricultura moderna.
Retomando a Rota Ecoturistica depois da gastronomia
nossos visitantes seguem pelos caminhos do mar conhecendo os pontos que exibem
nossa baía possibilitando os passeios de barcos ancorados no trapiche e a
observação dos esportes aquáticos desenvolvidos pelo Clube Náutico Antoninense de tradição na vela paranaense em seu
calendário de regatas. Também como passeio, levamos a conhecer os amantes do
caiaque que integram o lazer e o esporte propiciam a limpeza da baía através do
projeto Viva Antonina que vem
contribuindo com o meio ambiente em suas ações de limpeza de rios e praias
retirando lixo da nossa baía e manguezais, preservando o meio ambiente e o
habitat de muitos organismos marinhos assim como contribuindo com a Associação de Catadores de Produtos
Recicláveis de Antonina (ACAPRA) que vem protegendo a cidade retirando do
meio o lixo apto a ser reciclado.
Depois dos mares e rios, Antonina mostrará seus
campos verdes, suas florestas e matas nativas e a existência de uma zona rural
bastante ativa e de importância significativa
para a sustentabilidade da região. Localizada em meio ao maior
remanescente contínuo restante de Mata Atlântica, Antonina é parte de um dos
biomas com a maior diversidade do planeta que compreendem espécies animais e
vegetais de florestas, restinga e mangues.
Passeios ecológicos e atividades de ecoturismo são
indicados quando se trata da subsistência do homem nativo e a preservação de um
santuário ecológico. Caminhadas por trilhas, assim como os esportes de
aventuras pelos rios e inúmeras outras atividades fazem parte da Rota Ecoturistica
estimulando os moradores do entorno destas áreas de preservação ambiental a se
envolverem nos projetos possibilitando
que os visitantes tenham uma amplitude maior da preservação ambiental e da
observação com respeito a natureza possibilitando a estes visitantes uma
experiência única jamais adquirida em áreas urbanas das grandes metrópoles.
A agricultura local, o desenvolvimento da região de
forma sustentável, a permanência do homem na terra, a agrofloresta um sistema
de produção de alimentos em harmonia com o ambiente onde se conservam os
recursos naturais e se produz alimento saudável. Levar nossos visitantes dentro
da Rota Ecoturistica até o conhecimento destes projetos fazendo com que os
mesmos visitantes tenham contato com esses agricultores e agricultoras e o
manejo agroflorestal integrando-os no
entendimento de como a natureza funciona e aplicar esses princípios nas ações
como agricultores, é possibilitar com que este visitante ou seja com que este
turista saia de Antonina compreendendo o conceito de sustentabilidade e amor e
respeito a natureza e o planeta.
Para coroar, a Rota Ecoturistica encerra com uma Retreta na Praça com a consagrada e
premiada Filarmônica Antoninense. Fundada em 30 de Agosto de 1975, por Roberto
Cristiano Plasmann e Severino de Oliveira e Silva, a Filarmônica Antoninense
encanta a todos por onde passa, dando um show de alegria, musicalidade e
competência.
Por
Marcelo Cecyn
![]() |
| Projeto carnavalesco Marcelo Cecyn - Ala Biodiversidade coordenada e produzida por Nadia Passos |
![]() |
| Carnavalesco Marcelo Cecyn e componentes da ala Agrofloresta coordenada e produzida por ADEMADAN e M. Cecyn |
![]() |
| Carnavalesco Marcelo Cecyn - Ala Agroquímica coordenada por Tharssom Assanuma, desfile da Filhos da Capela. |
![]() |
| Carnavalesco Marcelo Cecyn - Barracão da Filhos da Capela produção de esculturas coordenado por Fábio Picanço. |
![]() |
| Carnavalesco Marcelo Cecyn - Destaque Karla Gaspar durante o desfile. Filhos da Capela |
SAMBA ENREDO
FILHOS DA CAPELA –
CARNAVAL 2016
Sustentabilidade, O
Futuro é Nossa Responsabilidade
CAPELA É A VOZ DA
PRESERVÃO
O GRITO DESSA NAÇÃO
SOU EU!
GIGANTE DESPERTA É
HORA DE ACORDAR
E AUTO SUSTENTAR
TERRA !!!
DOS FILHOS DESTE SOLO
ÉS MÃE GENTIL
A ESPERANÇA É A
SEMENTE QUE NÃO SUCUMBIU
O HOMEM PRECISA
PLANTAR O AMOR
SEMEAR A VIDA SEM
DEVASTAÇÃO
DOAR UM MUNDO MELHOR
PRAS NOVAS GERAÇÕES
CULTIVAR A ENERGIA
RENOVANDO PRA MUDAR
NOSSO PLANETA NÃO
AGUENTA MAIS SANGRAR
EU NÃO QUERO VER O
SERTÃO VIRAR MAR
O VERDE DAS MATAS EM
CINZAS NO AR
SECANDO AS FONTES DE TODO VIVER
QUEM VAI NOS SOCORRER
MATIZES
SAGRADA NATUREZA EMBRIÃO
DOS MANGUZAIS,
IGARAPÉS, MANANCIAIS
RIQUEZAS QUE BROTAM DO
CHÃO LEGADO DIVINAL
CRESCER SEM POLUIR, FAUNA, FLORA, LIVRES AFINAL
ANTONINA A PAISAGEM DO
PARAÍSO NATURAL
A LINDA TELA PRO NOSSO
CARNAVAL
CAPELA É A VOZ DA
PRESERVAÇÃO
O GRITO DESSA NAÇÃO
SOU EU
GIGANTE DESPERTA É
HORA DE ACORDAR
E AUTO SUSTENTAR
Compositores:
Samba Enredo: Chrys
Santos, Anderson Baiaco, Flavinho Bento e Luigi Porcides
Interprete Oficial:
Emerson M. Santos
Interpretes de Apoio: Pedro L. Santos,
Jeferson Santos, Jorge Fahad, Josemar Peixoto, Chrys Santos, Flavinho Bento e
Roninho
Instrumentistas: Marcelo Santos, Marcos
Amaral, Marcelo Bacana, Rodrigo da Capela
![]() |
| Ala dos músicos e compositores Filhos da Capela |
![]() |
| Equipe de produção e colaboradores do Ateliê Marcelo Cecyn. Ao centro, o presidente da Filhos da Capela João Leite |














Nenhum comentário:
Postar um comentário