quinta-feira, 7 de setembro de 2017



PODEM APLAUDIR, A FESTA É DA CAPELA... 70 ANOS VAMOS COMEMORAR !


Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)


Filhos da Capela - Ano 1995 - Enredo Curitiba - Carro Gralha Azul idealizado por Marcelo Cecyn 

E para comemorar os 70 anos da nossa escola, decidi produzir  uma série de postagens falando sobre uma linda historia de amor e glória, relembrando nossos carnavais. 


Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)




"Alô meu povão do Azul e Branco, olha a Capela aiii gente!"

Filhos da Capela  - Ano 2014 Carro Fonte da Carioca -Enredo: De Todos Os Cantos (Foto: Patricia B. Fonseca)

Para iniciar os trabalhos, vamos conhecer um pouco do nascimento da nossa agremiação. 


Nossa história começa em 1948 quando um grupo de jovens escoteiros, liderados por Manoel Eufrásio Picanço, o "Manequinho" participavam de um bloco denominado "Bloco de Boi" que passavam as tardes de carnaval em Antonina litoral do Paraná pulando em batuques e brincadeiras como foliões atuantes do carnaval antoninense ou para os conhecidos, carnaval capelista já que os moradores de Antonina também são conhecidos como capelistas referente a capela construída em devoção a N.S. do Pilar padroeira da cidade. Uma confusão interna bastou para desfazer aquela união entre os jovens escoteiros, porém depois de refeita a união, outro bloco é formado pelos mesmos jovens escoteiros que ansiosos na expectativa de batizar o bloco com um nome que os representasse como antoninenses moradores da região central da cidade, que se reuniam na antiga "caserna" hoje, endereço da atual sede da Capela. Foi quando Manequinho, em grande surpresa, chegou com o estandarte pronto, bordado em contas e pintado no cetim intitulando "Bloco Carnavalesco Filhos da Capela", tornando-se mais tarde Escola de Samba Filhos da Capela


De acordo com a dissertação de mestrado apresentada por Guilherme Romanelli para a UFPR no ano 2000, e segundo relatos do consagrado poeta da capela Rellem Salubergh (2000) e também seguindo o depoimento de Dodô Picanço filho de Manequinho Picanço conforme vídeo publicado por Cince Siqueira (diretor de acervo da Filhos da Capela)(Acervo Virtual Siqueira), "Manoel Eufrásio Picanço lançou a escola Filhos da Capela no carnaval de 1948 ao término do baile infantil com componentes fantasiados que se apresentavam ao entorno do estandarte, a escola já nasceu grande e chique".

Filhos da Capela e o estandarte no inicio dos anos 

Nas cores azul e branco, a escola de samba dos escoteiros ganhou a simpatia e a admiração do povo capelista na alegria e beleza de suas aparições a cada carnaval consagrando-se como uma das principais agremiações carnavalescas de Antonina como também uma das mais antigas escolas de samba do Paraná. A Escola de Samba Filhos da Capela sempre foi reconhecida por se destacar em suas inovações, pela impecável bateria e pelo luxo de sua fantasias e alegorias que sempre trouxe a Avenida do Samba.



Bandeira G.R.C.Escola de Samba Filhos da Capela 

Símbolo da G.R.C.E.S.Filhos da Capela  "Flor de Lis" 
A flor de lis, tal como o lírio, simboliza a pureza, a virgindade, a beleza e a renovação espiritual. Esse símbolo é, na verdade, o lírio da realeza usado inicialmente pela realeza francesa desde o século XII, de modo que se tornou emblema da França, onde simboliza poder, soberania, lealdade e honra.
(Retirado de dicionariodesimbolos.com)




Filhos da Capela - Anos 80 - Nosso saudoso Poeta  Rellem Salubergh e a lindíssima Tuka Scaletti  



Filhos da Capela - Ano 1995 - Enredo Curitiba carro Rua das Flores (foto Jorge Nemézio)


Filhos da Capela - Carnaval 2009 carro abre-alas 


Filhos da Capela - Zenilda porta-bandeira nota 10


Depoimento de Dodô Picanço publicado por Cince Siqueira

https://www.youtube.com/watch?v=0MJiPk0fVY8

DE AZUL E BRANCO NA AVENIDA,VAMOS FESTEJAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário