quinta-feira, 2 de novembro de 2017

TEM MODELAGEM NO SAMBA
Por Marcelo Cecyn 




Tem Modelagem no Samba -  por Marcelo Cecyn







O projeto “Tem Modelagem no Samba” consiste em uma mostra das criações produzidas pelo carnavalesco antoninense Marcelo Cecyn para o carnaval de Antonina. Estas criações poderão ser observadas em croquis de fantasias que o carnavalesco produziu para a Escola de Samba Filhos da Capela nos anos de 1994,1995,1996, 2016, 2017, assim como painéis de observação comparando a obra ainda no desenho e a obra já confeccionada em desfile na avenida do samba ou seja, a obra sai do papel e cria vida como vestuário dos componentes da escola de samba.


Além dos desenhos e fotos, Marcelo expõem também alguns de seus figurinos usados nas escolas de samba Filhos da Capela e Batel, trazendo para apreciação dos visitantes uma visão mais intima dos bordados sofisticados com pedrarias , cristais , paetês, lantejoulas e plumas , uma pequena parte do acervo de fantasias do carnavalesco protegido e guardado ao longo do tempo.


Marcelo Cecyn SENAI Rua Correia de Andrade, 232 - Brás, São Paulo - 2017


TEM MODELAGEM NO SAMBA Por Marcelo Cecyncom as presenças de Elisabete Carraro e Harumi Takayama SENAI SP 2017


TEM MODELAGEM NO SAMBA Por Marcelo Cecyncom as presenças de Elisabete Carraro e Harumi Takayama SENAI SP 2017

TEM MODELAGEM NO SAMBA Por Marcelo Cecyncom as presenças de Elisabete Carraro e Harumi Takayama SENAI SP 2017

 

TEM MODELAGEM NO SAMBA Por Marcelo Cecyncom as presenças de Elisabete Carraro - SENAI SP 2017

TEM MODELAGEM NO SAMBA Por Marcelo Cecyncom as presença de Maria Laura Carraro - SENAI SP 2017

Com Zara Leite e Pablo Cavalcanti Tem Modelagem no Samba Por Marcelo Cecyn SENAI SP —  SENAI SP Têxtil e Vestuário.

 

 

 

 






 

 

 
 

 

 

 

 



domingo, 22 de outubro de 2017

TEM MODELAGEM NO SAMBA
Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)

SENAI SP Têxtil e Vestuário

 De 20 a 28 de outubro de 2017
Rua Correia de Andrade, 232 - Brás, São Paulo

Marcelo Cecyn TEM MODELAGEM NO SAMBA - SENAI 2017


O projeto TEM MODELAGEM NO SAMBA consiste em uma mostra das criações produzidas pelo carnavalesco antoninense Marcelo Cecyn para o carnaval de Antonina.  Estas criações poderão ser observadas em croquis de fantasias que o carnavalesco produziu para a Escola de Samba Filhos da Capela nos anos de 1994,1995,1996, 2016, 2017, assim como painéis de observação comparando a obra ainda no desenho e a obra já confeccionada em desfile na avenida do samba ou seja, a obra sai do papel e cria vida como vestuário dos componentes da escola de samba.

Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 

Além dos desenhos, Marcelo apresenta também alguns de seus figurinos usados nas escolas de samba Filhos da Capela e Batel, trazendo para apreciação dos visitantes uma visão mais intima dos  bordados  sofisticados  com pedrarias , cristais , paetês, lantejoulas e plumas , uma pequena parte do acervo de fantasias do carnavalesco protegido e guardado ao longo do tempo. 


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 



Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 



Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn  


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 



Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 


Tem Modelagem No Samba - Produção Marcelo Cecyn 


segunda-feira, 16 de outubro de 2017



FILHOS DA CAPELA 70 ANOS

CARNAVAL 2018


Filhos da Capela carnaval 2014 foto Patricia Braga 





PROJETO FILHOS DA CAPELA 70 ANOS

CARNAVAL 2018



Capela 70 anos
Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)



Celebrando


Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Filhos da Capela vem convidar todos para celebrar os 70 anos de sua existência. É um momento de muita alegria para a Filhos da Capela, que viverá uma das mais nobres celebrações, com toda a nação azul e branca, assim como simpatizantes e amigos, juntos na comemoração de aniversário de nossa grande agremiação, reconhecida por décadas pelo seu trabalho agregando originalidade e requinte, e por levar para a avenida do samba muita alegria, luxo, beleza e elegância em seus desfiles. Hoje, 70 anos depois é chagada a hora de comemorarmos a sua trajetória relembrando antigos carnavais, grandes momentos que marcaram nossas vidas e fizeram a nossa história. Vamos todos juntos aplaudir, hoje vamos celebrar, são 70 anos de uma linda história de amor e glória! A satisfação de relembrarmos tudo o que já passamos, de abraçarmos nossos irmãos e celebrarmos tantas conquistas. Sem dúvidas percorremos uma trajetória de muitas vitórias, alegrias, que hoje são reconhecidas estampadas nos rostos de uma nação triunfante. As tristezas também fizeram parte, mas a nação capelense é a nação de um povo feliz, vencedor por inúmeros momentos de glórias, de alegrias, e vitórias.
Pedimos a nossa protetora, santa padroeira de Antonina, Nossa Senhora do Pilar, que interceda por nós, Filhos da Capela. Que nos proteja e nos guarde de toda a violência, e que o mal permaneça sempre bem longe de nossos portões, abençoando nossa comunidade com as graças e proteção do amor de Deus. Que sejamosdestemidos a enfrentar todos os combates, e que em mais um ano nossa Capela conquiste e emocione mais e mais corações apaixonados, para que juntos, novamente, possamos brilhar em mais um grande desfile na Avenida do Sampa, para honra e glória da nossa escola.

É com muito honra, dignidade e nobreza que o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Filhos da Capela, apresenta para o carnaval de 2018, o enredo: ”70 ANOS DE ESPLENDOR E GLÓRIA: CAPELA E ANTONINA, UMA LINDA HISTÓRIA DE AMOR”. Relembrando sua brilhante trajetória, na linha do tempo em luxo e originalidade, na riqueza de seus enredos memoráveis, que a Filhos da Capela quer honrar a todos que participaram dessa história, e a todos que de algum modo contribuíram, da maneira mais humilde à mais generosa, para cada desfile, fazendo parte dessa brilhante trajetória, contribuindo para a construção de uma nação bem-sucedida, uma nação azul e branca, que escreveu na história do nosso carnaval de Antonina 70 anos de glórias.
A felicidade é o manto azul e branco da Capela

Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)

quinta-feira, 21 de setembro de 2017





CAPELA 70 ANOS 

Carnaval 2018 - Filhos da Capela
Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)

Primeiro casal de porta-bandeira e mestre-sala  em 2014, Celina Camargo e Willian Vinicius Barbosa.  

E para comemorar os 70 anos da nossa escola, decidi produzir  uma série de postagens falando sobre uma linda historia de amor e glória, relembrando nossos carnavais. 

Dando continuação  aos trabalhos, vamos conhecer um pouco da trajetória da nossa agremiação revivida nesta sinopse  que produzi como base para a montagem do desfile seguindo uma linha do tempo.




Capela 70 anos


Carnaval 2018 - Filhos da Capela


Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)



Sinopse


1° Setor: Carnaval de 1948 surge na passarela, Filhos da Capela. 


São setenta anos de história pra contar! Vamos juntos viajar na linha do tempo fazendo uma retrospectiva de seus 70 carnavais, contando sua história na avenida.

Esta é uma linda história de união entre jovens escoteiros, que aconteceu há 70 anos. Tinham como objetivo a formação de um bloco carnavalesco onde pudessem brincar o carnaval nas ruas históricas da romântica cidade de Antonina, litoral do Paraná, e assimaconteceu. Na região central da cidade, mais exato na “caserna”, local onde se reuniam os escoteiros, teve inicio a formação de um bloco que logo foi batizado como “Bloco Carnavalesco Filhos da Capela”. Capela, nome que denominava a cidade de Antonina em reconhecimento à construção da capela em louvor a Nossa Senhora do Pilar (santa padroeira de Antonina), marco histórico da cidade.

G.R.C.E.S. Filhos da Capela foi fundada em 8 de fevereiro de 1948, por um grupo de jovens escoteiros. A escola foi lançada ao término do baile infantil, com componentes devidamente fantasiados que se apresentavam em volta do estandarte, entre batalhas de confetes e serpentinas. A escola já nasceu grande e chique.

A escola de samba dos escoteiros ganhou a simpatia e a admiração do povo capelista, na alegria e beleza de suas aparições a cada carnaval, consagrando-se como uma das principais agremiações carnavalescas de Antonina, como também uma das mais antigas escolas de samba do Paraná. A escola, que adotou recentemente a flor de lis como símbolo, sempre foi reconhecida por se destacar em suas inovações, pela sua impecável bateria e pelo luxo de suas fantasias e alegorias, sempre presentes em seus desfiles. Nas cores azul e branco, predominantes nos desfiles a partir de 1980, a escola se vestiu com as mesmas cores da bandeira da cidade de Antonina e também do manto de Nossa Senhora Do Pilar, uma linda historia de união, tradição e amor por Antonina.

2° Setor: Viaja Capela nas asas do tempo e mostra sua trajetória nos anos 60, 70 e 80


Nos anos 60, a folia ainda era animada pelas marchinhas de carnaval, gênero de música predominante nas décadas 30,40 e 50. Personagens como o rei, a rainha, o marinheiro, o malandro, o pierrô, a colombina, o arlequim, o pirata, as vedetes assim como melindrosas, as ciganas, os palhaços e tantos outros eram característicos nos desfiles. 

A Escola de Samba Filhos da Capela lançou seu primeiro samba-enredo em 1976, ”O CIRCO”, produzido por RellemSalubergh (saudoso poeta da Capela). As agremiações se encontravam na Avenida do Samba e travavam batalhas confrontando as baterias e o desempenho de seus passistas. A porta-bandeira era sempre muito bem conduzida pelo mestre-sala, encantando a todos sempre nos passos de bailado. Os ânimos eram afiados entre os foliões, marcando época no carnaval de Antonina. As escolas se projetavam num ritmo acelerado. 

As transformações e a evolução se faziam necessárias para a realização da grande festa emque se transformara o carnaval capelista, como referência entre os principais eventos do calendário da secretaria de turismo do estado do Paraná, PARANATUR (Empresa Paranaense de Turismo). 

A década de 80 foi brilhante para a agremiação. No ano de 1980, a escolaconquista o título de campeã do carnaval, com o enredo "FONTE DA CARIOCA".

“BENTO CEGO” foi o tema de enredo de 1981. Poeta, cantador e violeiro, cego de nascimento, foi cantado e homenageado no desfile da Capela.

O título de campeã volta para os braços da Capela no ano de 1982, com o enredo “A LENDA DO BOSQUE ENCANTADO”. Entre bruxas, fadas e duendes, o sabor do título e da vitória alcançada. Daí então vieram tantos e tantos outros títulos, carnavais coroados de glórias. 

A Filhos Da Capela se consagrou tricampeã com os enredos: 1982: “A LENDA DO BOSQUE ENCANTADO”, 1983: “ CARNAVAL! SONHO, NOBREZA E REALIDADE” e 1984: “O ASTRO REI”.

O sonho de nobreza se tornou realidade, num manto todo azul, bordado de estrelas, entre palhaços, arlequins, pierrôs e colombinas.

As chuvas, os ventos e as ondas levaram o samba para outro lugar, “SÃO TRÊS DIAS DE FOLIA NO FUNDO DO MAR”. Enredo de 1985, que desabou o tempo das chuvas entre raios e trovões, que caiam sobre o desfile da Filhos da Capela rebaixando a escola para o 3° lugar no concurso das escolas de samba de Antonina. A tristeza se fazia presente nos rostos e na mente dos apaixonados pela escola, olhando a Capela passar em baixo de chuva torrencial. 

“LÁGRIMAS DE UM FOLIÃO” foi o enredo do ano seguinte, 1986, trazendo a gana de vencer em braços fortes e mãos unidas de uma nação valente que não se curvaria à derrota. É resgatado o brilho e a beleza da escola num emocionado desfile, dando um show de criatividade, originalidade e renovação, que empolgou a todos na avenida deixando saudade nos corações de quem viveu e viu sua Capela na avenida.

Resultado de imagem para marcelo cecyn carnaval
Marcelo Cecyn em desfile Filhos da Capela 1986 "Lágrimas de um Folião"
or Helena 

1987, a escola retoma sua grandiosidade, conquistando o título de campeã com o enredo “NASCIMENTO DOS ORIXÁS”, permanecendo na liderança em nova fase com muito glamour, luxo e requinte. A mulher era exaltada em seus enredos, as alegorias ganham proporções de grandes espetáculos, os reis e rainhas continuavam fazendo parte dos enredos como receita mágica de sucesso, abrem-se as portas para mais um tricampeonato.

A Filhos Da Capela consagrou-se mais uma vez tricampeã, agora com os enredos: 1987: “NASCIMENTO DOS ORIXÁS”, 1988: “MULHER, MUSA INSPIRADORA DOS POETAS” e 1989: “VIAJANDO NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO”.

Sem dúvida nenhuma que Oxalá abençoou a festa do poeta da Capela. “Mulher, Musa Inspiradora”, trouxe para a Capela as mais lindas mulheres e todo o charme evidenciado num desfile que enalteceu os encantos da mulher brasileira. 

3º Setor: Capela rumo ao 3° Milênio. Anos 1990 até 2017


Em 1990,a Filhos Da Capela homenageia seu grande poeta RellemSalubergh, com o enredo “O POETA, A AVENIDA E O SONHO”, numa viajem exaltando todo o conjunto da obra produzida pelo poeta ao longo dos anos de carnaval, sonho, nobreza e ilusão. Enredos de conteúdos políticos sintetizaram os anos 90, satirizando os dias vividos em uma época de crise e transição, assim como os enredos de exaltação, passaram a compor o quadro de temas de enredos produzidos pela Capela. 

Alegria não tem preço, quando “O REI TRAVESSO” descobre que sua rainha fugiu com um bando de ciganos assim contava o enredo. Podemos perceber nitidamente a comédia aplicada no enredo satirizando uma sociedade que com gargalhadas e risos anunciavam que o show iria começar. 

O enredo “ANOS DOURADOS, COSTUMES E REALIDADE” surgiu fazendo duras críticas a respeito da situação local, quando levou para a avenida, na voz do povo, um refrão como: “O nosso porto, que já foi pulmão da terra, hoje é cemitério de navios”. Mais nem tudo é protesto, a alegria e a vivacidade vêm ser revividas nos enredos,1994 “NAVEGANDO NOS BRAÇOS DA FOLIA”, e 1995 “CURITIBA, AS QUATRO DIMENSÕES DE UMA REVOLUÇÃO”. Curitiba é homenageada pela Filhos Da Capela, engrandecendo a cultura e os avanços tecnológicos da cidade modelo, capital do Paraná. 

O ano de 1996 traz para a Capela o enredo “FESTIVAL, NOSSA CARA, SUA ARTE”, e a escola conquista mais um título de campeã para a agremiação. Sob seu manto azul e branco, a taça da vitória é erguida para o delírio de uma torcida fanática que clamava há tempos poressa vitória. Um desfile que marcou a história da Filhos da Capela , até hoje o samba, que exaltou os festivais realizados pela Universidade Federal do Paraná em Antonina, é cantado em toda sua grandeza: “Sou filho da Capela \ Sou o Festival \ Dando um banho de cultura \ No seu carnaval.”

Com a promessa de um breve retorno, a Filhos da Capela se despede do século XX cantando “Capela volta no ano 2000”. Com o enredo “CAPELA DESABAFA, EXALTA A POESIA, ESPANTANDO A CRISE RUMO AO lll MILÊNIO”, em 1999,se despede dos anos 90 para viver uma nova fase no novo século. 

Os carnavais do novo milênio, em Antonina, sofrem um retrocesso e as escolas são penalizadas com a extinção do concurso das escolas de samba por determinação dos órgãos públicos do município responsáveis pela organização dos concursos. A produção musical, assim como os enredos e suas poesias, são abortados. As escolas passam a reviver sambas de anos passados, e assim a Capela volta para a avenida cantando grandes sambas de anos anteriores. 

Como permanecer nessa situação por tanto tempo? A Filhos Da Capela não poderia aguentar. Na fome de produzir, que é tomada a nação azul e branca, o poder da criação não poderia permanecer inerte por tanto tempo, logo novos enredos e novos sambas vieram a compor a história da nossa escola.

No ano de 2007, com o enredo: “OS CINCO HERÓIS ESCOTEIROS: UMA SAGA DE AMOR À CAPELA”. Homenagens sempre foram bem-vindas em nossa escola.

Em 2009, com o enredo “BARREADO – SE DEMORAR, ESPERO PRÁ SABOREAR”. O enredo vinha convidando o público a saborear o prato típico de Antonina e do Litoral do Paraná, O BARREADO.

Em 2010, com o enredo “NÃO CONTO ROMANCE, NEM BOATO SEM INVENÇÃO, NEM IMPROVISO, NARRO A HISTÓRIA DESTE TEATRO”. O enredo levou para a avenida a historia do teatro Municipal de Antonina.

Em 2011, com o enredo “VÍCIOS, QUERO SABER QUAL É O SEU”, enlouqueceu o público falando sobre atualidades. “Twitter, facebook, Orkut, MSN, celular, jogos e créditos .

Em 2012, com o enredo “ANTONINA, LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA”. Falando sobre as chuvas que castigaram a população de Antonina em 2011. Durante o desfile a escola arrancou aplausos e fez o povo chorar de emoção revivendo a tragédia queafetou a população e a superação característica de um povo lutador. “As chuvas de março fecharam o verão \ Tristes memórias que permanecerão.”

Em 2013, com o enredo “FOLCLORE BRASILEIRO, A ALMA DE UM POVO”. Um desfile que contagiou o grande público, mostrando as riquezas do folclore brasileiro. 

Em 2014, com o enredo “TODOS OS CANTOS DE ANTONINA”. A Escola entrou cantando: São quatro hinos, pra fazer ziriguidum... 

Em 2016, com o enredo “SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE”. Preocupada com as questões ambientais e o futuro do nosso planeta, a Filhos Da Capela levou para a avenida um desfile voltado para a proteção ambiental e asustentabilidade, elevando a escola a um patamar de discussão essencial, atual, com olhos num futuro socialmente justo, responsável e ecologicamente correto.

Em 2017, com o enredo “ANTONINA MÁGICA AQUI A ARTE IMITA A VIDA E A VIDA IMITA A ARTE”. O nosso povo, este sim... astros e estrelas deste glorioso carnaval.

4º Setor: Hoje vamos celebrar, são 70 anos de uma linda história de amor e glória!


Parabéns, minha escola, somos todos fiéis, devotos, cobertos por seu manto azul e branco, na fé, união e devoção levamos o seu pavilhão por todos esses anos, colorindo alegremente tantos carnavais.

Carregamos no peito a certeza de que somos uma nação glorificada e honrada pela sua trajetória, com a proteção de Nossa Senhora do Pilar, a união e a força de nossa comunidade novamente nosso pavilhão voltará a tremular por mais um milhão de anos, para que nossos filhos e os filhos dos nossos filhos possam também ficar honrados por serem Filhos da Capela!

Aplausos!!! Podem aplaudir, são 70 anos de história, enchendo nossos corações num pulsar de emoção, e glória!

Podem aplaudir que lá vem ela,

Minha escola tão bela,

Sempre a brilhar na passarela,

Para sempre a mais bela

FILHOS DA CAPELA







Produzido por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)



Revisado e atestado de veracidade por:

Pedro Luiz Santos (Pepe Da Capela - Compositor- Antonina - Pr)

Rosane Souza (Professora de História C.E.MoysésLupion - Antonina - Pr)

Edilberto Barbosa (Mestre em Comunicação SENAI São Paulo - SP)










Resultado de imagem para marcelo cecyn carnaval
Marcelo Cecyn e ala das águas de Helena



Desenvolvimento do Enredo para o desfile


Setor 1
Carnaval de 1948 surge na passarela, Filhos da Capela. (Antigos Carnavais)


Setor 2
Viaja Capela nas asas do tempo e mostra sua trajetória nos anos 60, 70 e 80

Setor 3

Capela rumo ao 3° Milênio. Anos 1990 até 2017

Setor 4
Hoje vamos celebrar, são 70 anos de uma linda história de amor e glória!



Montagem do desfile Capela 70 Anos Carnaval 2018 deacordo com a Sinopse




Setor 1

Comissão de Frente: XXXX  (xxxxxxxxxx)


Carro 1: A corte da Capela (síntese dos enredos xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx) (Capela 70 anos) (cores: xxxxxxxxxxxxxxxxx)


Ala 1: Antigos Carnavais (cores: xxxxxxxxxxxxxxxxxx)


Porta-bandeira e Mestre-sala (Capela 70 anos) (cores: xxxxxxxxxxx)


Setor 2

Ala 2 : XXXXX

Ala 3: Bateria ( xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx)

Ala 4 : XXXXXXXXXX (cores: XXXXXXXXXXXXXXx)

Ala 5 : XXXXXX (cores: XXXXXXXXXXXXXXXXXx)

Carro 2 : XXXXXXXXXX ( cores: Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx )

Ala 6 : XXXXXXX (cores: XXXXXXXXXXXX)


Setor 3


Ala 7 : XXXXXXXXXXXXXXXXX (cores: Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx)

Ala 9: XXXXX (Cores: XXXXXXXXXXXXXXXxx )

Carro 3: XXXXXXXXXX XXXXX

Ala 10: XXXXXX (xxxxxxx) (Cores : Xxxxxxxxxxxxxx XXXXXX



Performance (XXXXXX)



Setor 4


Ala 11 : XxxxxxxxxxxXXXXX (cores:xxxxxxx)

(Obs: X xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx)

Ala 12: XXXXX (Capela 70 anos ) (cores xxxxxxxxxxx)

Carro 4: XXXX XXXXX XXX (Capela 70 anos)

Encerramento: XXXXXXX XXXXXX XXXXXX




Por Marcelo Cecyn

or Helena 
Carnavalesco da G.R.C.E.S. Filhos da Capela – Carnaval 2018

quinta-feira, 7 de setembro de 2017



PODEM APLAUDIR, A FESTA É DA CAPELA... 70 ANOS VAMOS COMEMORAR !


Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)


Filhos da Capela - Ano 1995 - Enredo Curitiba - Carro Gralha Azul idealizado por Marcelo Cecyn 

E para comemorar os 70 anos da nossa escola, decidi produzir  uma série de postagens falando sobre uma linda historia de amor e glória, relembrando nossos carnavais. 


Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)




"Alô meu povão do Azul e Branco, olha a Capela aiii gente!"

Filhos da Capela  - Ano 2014 Carro Fonte da Carioca -Enredo: De Todos Os Cantos (Foto: Patricia B. Fonseca)

Para iniciar os trabalhos, vamos conhecer um pouco do nascimento da nossa agremiação. 


Nossa história começa em 1948 quando um grupo de jovens escoteiros, liderados por Manoel Eufrásio Picanço, o "Manequinho" participavam de um bloco denominado "Bloco de Boi" que passavam as tardes de carnaval em Antonina litoral do Paraná pulando em batuques e brincadeiras como foliões atuantes do carnaval antoninense ou para os conhecidos, carnaval capelista já que os moradores de Antonina também são conhecidos como capelistas referente a capela construída em devoção a N.S. do Pilar padroeira da cidade. Uma confusão interna bastou para desfazer aquela união entre os jovens escoteiros, porém depois de refeita a união, outro bloco é formado pelos mesmos jovens escoteiros que ansiosos na expectativa de batizar o bloco com um nome que os representasse como antoninenses moradores da região central da cidade, que se reuniam na antiga "caserna" hoje, endereço da atual sede da Capela. Foi quando Manequinho, em grande surpresa, chegou com o estandarte pronto, bordado em contas e pintado no cetim intitulando "Bloco Carnavalesco Filhos da Capela", tornando-se mais tarde Escola de Samba Filhos da Capela


De acordo com a dissertação de mestrado apresentada por Guilherme Romanelli para a UFPR no ano 2000, e segundo relatos do consagrado poeta da capela Rellem Salubergh (2000) e também seguindo o depoimento de Dodô Picanço filho de Manequinho Picanço conforme vídeo publicado por Cince Siqueira (diretor de acervo da Filhos da Capela)(Acervo Virtual Siqueira), "Manoel Eufrásio Picanço lançou a escola Filhos da Capela no carnaval de 1948 ao término do baile infantil com componentes fantasiados que se apresentavam ao entorno do estandarte, a escola já nasceu grande e chique".

Filhos da Capela e o estandarte no inicio dos anos 

Nas cores azul e branco, a escola de samba dos escoteiros ganhou a simpatia e a admiração do povo capelista na alegria e beleza de suas aparições a cada carnaval consagrando-se como uma das principais agremiações carnavalescas de Antonina como também uma das mais antigas escolas de samba do Paraná. A Escola de Samba Filhos da Capela sempre foi reconhecida por se destacar em suas inovações, pela impecável bateria e pelo luxo de sua fantasias e alegorias que sempre trouxe a Avenida do Samba.



Bandeira G.R.C.Escola de Samba Filhos da Capela 

Símbolo da G.R.C.E.S.Filhos da Capela  "Flor de Lis" 
A flor de lis, tal como o lírio, simboliza a pureza, a virgindade, a beleza e a renovação espiritual. Esse símbolo é, na verdade, o lírio da realeza usado inicialmente pela realeza francesa desde o século XII, de modo que se tornou emblema da França, onde simboliza poder, soberania, lealdade e honra.
(Retirado de dicionariodesimbolos.com)




Filhos da Capela - Anos 80 - Nosso saudoso Poeta  Rellem Salubergh e a lindíssima Tuka Scaletti  



Filhos da Capela - Ano 1995 - Enredo Curitiba carro Rua das Flores (foto Jorge Nemézio)


Filhos da Capela - Carnaval 2009 carro abre-alas 


Filhos da Capela - Zenilda porta-bandeira nota 10


Depoimento de Dodô Picanço publicado por Cince Siqueira

https://www.youtube.com/watch?v=0MJiPk0fVY8

DE AZUL E BRANCO NA AVENIDA,VAMOS FESTEJAR