CAPELA 70 ANOS
Carnaval 2018 - Filhos da Capela
Por
Marcelo Cecyn (Carnavalesco)
![]() |
| Primeiro casal de porta-bandeira e mestre-sala em 2014, Celina Camargo e Willian Vinicius Barbosa. |
E para comemorar os 70 anos da nossa escola, decidi produzir uma série de postagens falando sobre uma linda historia de amor e glória, relembrando nossos carnavais.
Dando continuação aos trabalhos, vamos conhecer um pouco da trajetória da nossa agremiação revivida nesta sinopse que produzi como base para a montagem do desfile seguindo uma linha do tempo.
Capela 70 anos
Carnaval 2018 - Filhos da Capela
Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)
Sinopse
1° Setor: Carnaval de 1948 surge na passarela, Filhos da Capela.
São setenta anos de história pra contar! Vamos juntos viajar na linha do tempo fazendo uma retrospectiva de seus 70 carnavais, contando sua história na avenida.
Esta é uma linda história de união entre jovens escoteiros, que aconteceu há 70 anos. Tinham como objetivo a formação de um bloco carnavalesco onde pudessem brincar o carnaval nas ruas históricas da romântica cidade de Antonina, litoral do Paraná, e assimaconteceu. Na região central da cidade, mais exato na “caserna”, local onde se reuniam os escoteiros, teve inicio a formação de um bloco que logo foi batizado como “Bloco Carnavalesco Filhos da Capela”. Capela, nome que denominava a cidade de Antonina em reconhecimento à construção da capela em louvor a Nossa Senhora do Pilar (santa padroeira de Antonina), marco histórico da cidade.
G.R.C.E.S. Filhos da Capela foi fundada em 8 de fevereiro de 1948, por um grupo de jovens escoteiros. A escola foi lançada ao término do baile infantil, com componentes devidamente fantasiados que se apresentavam em volta do estandarte, entre batalhas de confetes e serpentinas. A escola já nasceu grande e chique.
A escola de samba dos escoteiros ganhou a simpatia e a admiração do povo capelista, na alegria e beleza de suas aparições a cada carnaval, consagrando-se como uma das principais agremiações carnavalescas de Antonina, como também uma das mais antigas escolas de samba do Paraná. A escola, que adotou recentemente a flor de lis como símbolo, sempre foi reconhecida por se destacar em suas inovações, pela sua impecável bateria e pelo luxo de suas fantasias e alegorias, sempre presentes em seus desfiles. Nas cores azul e branco, predominantes nos desfiles a partir de 1980, a escola se vestiu com as mesmas cores da bandeira da cidade de Antonina e também do manto de Nossa Senhora Do Pilar, uma linda historia de união, tradição e amor por Antonina.
2° Setor: Viaja Capela nas asas do tempo e mostra sua trajetória nos anos 60, 70 e 80
Nos anos 60, a folia ainda era animada pelas marchinhas de carnaval, gênero de música predominante nas décadas 30,40 e 50. Personagens como o rei, a rainha, o marinheiro, o malandro, o pierrô, a colombina, o arlequim, o pirata, as vedetes assim como melindrosas, as ciganas, os palhaços e tantos outros eram característicos nos desfiles.
A Escola de Samba Filhos da Capela lançou seu primeiro samba-enredo em 1976, ”O CIRCO”, produzido por RellemSalubergh (saudoso poeta da Capela). As agremiações se encontravam na Avenida do Samba e travavam batalhas confrontando as baterias e o desempenho de seus passistas. A porta-bandeira era sempre muito bem conduzida pelo mestre-sala, encantando a todos sempre nos passos de bailado. Os ânimos eram afiados entre os foliões, marcando época no carnaval de Antonina. As escolas se projetavam num ritmo acelerado.
As transformações e a evolução se faziam necessárias para a realização da grande festa emque se transformara o carnaval capelista, como referência entre os principais eventos do calendário da secretaria de turismo do estado do Paraná, PARANATUR (Empresa Paranaense de Turismo).
A década de 80 foi brilhante para a agremiação. No ano de 1980, a escolaconquista o título de campeã do carnaval, com o enredo "FONTE DA CARIOCA".
“BENTO CEGO” foi o tema de enredo de 1981. Poeta, cantador e violeiro, cego de nascimento, foi cantado e homenageado no desfile da Capela.
O título de campeã volta para os braços da Capela no ano de 1982, com o enredo “A LENDA DO BOSQUE ENCANTADO”. Entre bruxas, fadas e duendes, o sabor do título e da vitória alcançada. Daí então vieram tantos e tantos outros títulos, carnavais coroados de glórias.
A Filhos Da Capela se consagrou tricampeã com os enredos: 1982: “A LENDA DO BOSQUE ENCANTADO”, 1983: “ CARNAVAL! SONHO, NOBREZA E REALIDADE” e 1984: “O ASTRO REI”.
O sonho de nobreza se tornou realidade, num manto todo azul, bordado de estrelas, entre palhaços, arlequins, pierrôs e colombinas.
As chuvas, os ventos e as ondas levaram o samba para outro lugar, “SÃO TRÊS DIAS DE FOLIA NO FUNDO DO MAR”. Enredo de 1985, que desabou o tempo das chuvas entre raios e trovões, que caiam sobre o desfile da Filhos da Capela rebaixando a escola para o 3° lugar no concurso das escolas de samba de Antonina. A tristeza se fazia presente nos rostos e na mente dos apaixonados pela escola, olhando a Capela passar em baixo de chuva torrencial.
“LÁGRIMAS DE UM FOLIÃO” foi o enredo do ano seguinte, 1986, trazendo a gana de vencer em braços fortes e mãos unidas de uma nação valente que não se curvaria à derrota. É resgatado o brilho e a beleza da escola num emocionado desfile, dando um show de criatividade, originalidade e renovação, que empolgou a todos na avenida deixando saudade nos corações de quem viveu e viu sua Capela na avenida.
![]() |
| Marcelo Cecyn em desfile Filhos da Capela 1986 "Lágrimas de um Folião" |
| or Helena |
1987, a escola retoma sua grandiosidade, conquistando o título de campeã com o enredo “NASCIMENTO DOS ORIXÁS”, permanecendo na liderança em nova fase com muito glamour, luxo e requinte. A mulher era exaltada em seus enredos, as alegorias ganham proporções de grandes espetáculos, os reis e rainhas continuavam fazendo parte dos enredos como receita mágica de sucesso, abrem-se as portas para mais um tricampeonato.
A Filhos Da Capela consagrou-se mais uma vez tricampeã, agora com os enredos: 1987: “NASCIMENTO DOS ORIXÁS”, 1988: “MULHER, MUSA INSPIRADORA DOS POETAS” e 1989: “VIAJANDO NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO”.
Sem dúvida nenhuma que Oxalá abençoou a festa do poeta da Capela. “Mulher, Musa Inspiradora”, trouxe para a Capela as mais lindas mulheres e todo o charme evidenciado num desfile que enalteceu os encantos da mulher brasileira.
3º Setor: Capela rumo ao 3° Milênio. Anos 1990 até 2017
Em 1990,a Filhos Da Capela homenageia seu grande poeta RellemSalubergh, com o enredo “O POETA, A AVENIDA E O SONHO”, numa viajem exaltando todo o conjunto da obra produzida pelo poeta ao longo dos anos de carnaval, sonho, nobreza e ilusão. Enredos de conteúdos políticos sintetizaram os anos 90, satirizando os dias vividos em uma época de crise e transição, assim como os enredos de exaltação, passaram a compor o quadro de temas de enredos produzidos pela Capela.
Alegria não tem preço, quando “O REI TRAVESSO” descobre que sua rainha fugiu com um bando de ciganos assim contava o enredo. Podemos perceber nitidamente a comédia aplicada no enredo satirizando uma sociedade que com gargalhadas e risos anunciavam que o show iria começar.
O enredo “ANOS DOURADOS, COSTUMES E REALIDADE” surgiu fazendo duras críticas a respeito da situação local, quando levou para a avenida, na voz do povo, um refrão como: “O nosso porto, que já foi pulmão da terra, hoje é cemitério de navios”. Mais nem tudo é protesto, a alegria e a vivacidade vêm ser revividas nos enredos,1994 “NAVEGANDO NOS BRAÇOS DA FOLIA”, e 1995 “CURITIBA, AS QUATRO DIMENSÕES DE UMA REVOLUÇÃO”. Curitiba é homenageada pela Filhos Da Capela, engrandecendo a cultura e os avanços tecnológicos da cidade modelo, capital do Paraná.
O ano de 1996 traz para a Capela o enredo “FESTIVAL, NOSSA CARA, SUA ARTE”, e a escola conquista mais um título de campeã para a agremiação. Sob seu manto azul e branco, a taça da vitória é erguida para o delírio de uma torcida fanática que clamava há tempos poressa vitória. Um desfile que marcou a história da Filhos da Capela , até hoje o samba, que exaltou os festivais realizados pela Universidade Federal do Paraná em Antonina, é cantado em toda sua grandeza: “Sou filho da Capela \ Sou o Festival \ Dando um banho de cultura \ No seu carnaval.”
Com a promessa de um breve retorno, a Filhos da Capela se despede do século XX cantando “Capela volta no ano 2000”. Com o enredo “CAPELA DESABAFA, EXALTA A POESIA, ESPANTANDO A CRISE RUMO AO lll MILÊNIO”, em 1999,se despede dos anos 90 para viver uma nova fase no novo século.
Os carnavais do novo milênio, em Antonina, sofrem um retrocesso e as escolas são penalizadas com a extinção do concurso das escolas de samba por determinação dos órgãos públicos do município responsáveis pela organização dos concursos. A produção musical, assim como os enredos e suas poesias, são abortados. As escolas passam a reviver sambas de anos passados, e assim a Capela volta para a avenida cantando grandes sambas de anos anteriores.
Como permanecer nessa situação por tanto tempo? A Filhos Da Capela não poderia aguentar. Na fome de produzir, que é tomada a nação azul e branca, o poder da criação não poderia permanecer inerte por tanto tempo, logo novos enredos e novos sambas vieram a compor a história da nossa escola.
No ano de 2007, com o enredo: “OS CINCO HERÓIS ESCOTEIROS: UMA SAGA DE AMOR À CAPELA”. Homenagens sempre foram bem-vindas em nossa escola.
Em 2009, com o enredo “BARREADO – SE DEMORAR, ESPERO PRÁ SABOREAR”. O enredo vinha convidando o público a saborear o prato típico de Antonina e do Litoral do Paraná, O BARREADO.
Em 2010, com o enredo “NÃO CONTO ROMANCE, NEM BOATO SEM INVENÇÃO, NEM IMPROVISO, NARRO A HISTÓRIA DESTE TEATRO”. O enredo levou para a avenida a historia do teatro Municipal de Antonina.
Em 2011, com o enredo “VÍCIOS, QUERO SABER QUAL É O SEU”, enlouqueceu o público falando sobre atualidades. “Twitter, facebook, Orkut, MSN, celular, jogos e créditos .
Em 2012, com o enredo “ANTONINA, LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA”. Falando sobre as chuvas que castigaram a população de Antonina em 2011. Durante o desfile a escola arrancou aplausos e fez o povo chorar de emoção revivendo a tragédia queafetou a população e a superação característica de um povo lutador. “As chuvas de março fecharam o verão \ Tristes memórias que permanecerão.”
Em 2013, com o enredo “FOLCLORE BRASILEIRO, A ALMA DE UM POVO”. Um desfile que contagiou o grande público, mostrando as riquezas do folclore brasileiro.
Em 2014, com o enredo “TODOS OS CANTOS DE ANTONINA”. A Escola entrou cantando: São quatro hinos, pra fazer ziriguidum...
Em 2016, com o enredo “SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE”. Preocupada com as questões ambientais e o futuro do nosso planeta, a Filhos Da Capela levou para a avenida um desfile voltado para a proteção ambiental e asustentabilidade, elevando a escola a um patamar de discussão essencial, atual, com olhos num futuro socialmente justo, responsável e ecologicamente correto.
Em 2017, com o enredo “ANTONINA MÁGICA AQUI A ARTE IMITA A VIDA E A VIDA IMITA A ARTE”. O nosso povo, este sim... astros e estrelas deste glorioso carnaval.
4º Setor: Hoje vamos celebrar, são 70 anos de uma linda história de amor e glória!
Parabéns, minha escola, somos todos fiéis, devotos, cobertos por seu manto azul e branco, na fé, união e devoção levamos o seu pavilhão por todos esses anos, colorindo alegremente tantos carnavais.
Carregamos no peito a certeza de que somos uma nação glorificada e honrada pela sua trajetória, com a proteção de Nossa Senhora do Pilar, a união e a força de nossa comunidade novamente nosso pavilhão voltará a tremular por mais um milhão de anos, para que nossos filhos e os filhos dos nossos filhos possam também ficar honrados por serem Filhos da Capela!
Aplausos!!! Podem aplaudir, são 70 anos de história, enchendo nossos corações num pulsar de emoção, e glória!
Podem aplaudir que lá vem ela,
Minha escola tão bela,
Sempre a brilhar na passarela,
Para sempre a mais bela
FILHOS DA CAPELA
Produzido por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)
Revisado e atestado de veracidade por:
Pedro Luiz Santos (Pepe Da Capela - Compositor- Antonina - Pr)
Rosane Souza (Professora de História C.E.MoysésLupion - Antonina - Pr)
Edilberto Barbosa (Mestre em Comunicação SENAI São Paulo - SP)
![]() |
| Marcelo Cecyn e ala das águas de Helena |
Desenvolvimento do Enredo para o desfile
Setor 1
Carnaval de 1948 surge na passarela, Filhos da Capela. (Antigos Carnavais)
Setor 2
Viaja Capela nas asas do tempo e mostra sua trajetória nos anos 60, 70 e 80
Setor 3
Capela rumo ao 3° Milênio. Anos 1990 até 2017
Setor 4
Hoje vamos celebrar, são 70 anos de uma linda história de amor e glória!
Montagem do desfile Capela 70 Anos Carnaval 2018 deacordo com a Sinopse
Setor 1
Comissão de Frente: XXXX (xxxxxxxxxx)
Carro 1: A corte da Capela (síntese dos enredos xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx) (Capela 70 anos) (cores: xxxxxxxxxxxxxxxxx)
Ala 1: Antigos Carnavais (cores: xxxxxxxxxxxxxxxxxx)
Porta-bandeira e Mestre-sala (Capela 70 anos) (cores: xxxxxxxxxxx)
Setor 2
Ala 2 : XXXXX
Ala 3: Bateria ( xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx)
Ala 4 : XXXXXXXXXX (cores: XXXXXXXXXXXXXXx)
Ala 5 : XXXXXX (cores: XXXXXXXXXXXXXXXXXx)
Carro 2 : XXXXXXXXXX ( cores: Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx )
Ala 6 : XXXXXXX (cores: XXXXXXXXXXXX)
Setor 3
Ala 7 : XXXXXXXXXXXXXXXXX (cores: Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx)
Ala 9: XXXXX (Cores: XXXXXXXXXXXXXXXxx )
Carro 3: XXXXXXXXXX XXXXX
Ala 10: XXXXXX (xxxxxxx) (Cores : Xxxxxxxxxxxxxx XXXXXX
Performance (XXXXXX)
Setor 4
Ala 11 : XxxxxxxxxxxXXXXX (cores:xxxxxxx)
(Obs: X xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx)
Ala 12: XXXXX (Capela 70 anos ) (cores xxxxxxxxxxx)
Carro 4: XXXX XXXXX XXX (Capela 70 anos)
Encerramento: XXXXXXX XXXXXX XXXXXX
Por Marcelo Cecyn
| or Helena |





























