quinta-feira, 21 de setembro de 2017





CAPELA 70 ANOS 

Carnaval 2018 - Filhos da Capela
Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)

Primeiro casal de porta-bandeira e mestre-sala  em 2014, Celina Camargo e Willian Vinicius Barbosa.  

E para comemorar os 70 anos da nossa escola, decidi produzir  uma série de postagens falando sobre uma linda historia de amor e glória, relembrando nossos carnavais. 

Dando continuação  aos trabalhos, vamos conhecer um pouco da trajetória da nossa agremiação revivida nesta sinopse  que produzi como base para a montagem do desfile seguindo uma linha do tempo.




Capela 70 anos


Carnaval 2018 - Filhos da Capela


Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)



Sinopse


1° Setor: Carnaval de 1948 surge na passarela, Filhos da Capela. 


São setenta anos de história pra contar! Vamos juntos viajar na linha do tempo fazendo uma retrospectiva de seus 70 carnavais, contando sua história na avenida.

Esta é uma linda história de união entre jovens escoteiros, que aconteceu há 70 anos. Tinham como objetivo a formação de um bloco carnavalesco onde pudessem brincar o carnaval nas ruas históricas da romântica cidade de Antonina, litoral do Paraná, e assimaconteceu. Na região central da cidade, mais exato na “caserna”, local onde se reuniam os escoteiros, teve inicio a formação de um bloco que logo foi batizado como “Bloco Carnavalesco Filhos da Capela”. Capela, nome que denominava a cidade de Antonina em reconhecimento à construção da capela em louvor a Nossa Senhora do Pilar (santa padroeira de Antonina), marco histórico da cidade.

G.R.C.E.S. Filhos da Capela foi fundada em 8 de fevereiro de 1948, por um grupo de jovens escoteiros. A escola foi lançada ao término do baile infantil, com componentes devidamente fantasiados que se apresentavam em volta do estandarte, entre batalhas de confetes e serpentinas. A escola já nasceu grande e chique.

A escola de samba dos escoteiros ganhou a simpatia e a admiração do povo capelista, na alegria e beleza de suas aparições a cada carnaval, consagrando-se como uma das principais agremiações carnavalescas de Antonina, como também uma das mais antigas escolas de samba do Paraná. A escola, que adotou recentemente a flor de lis como símbolo, sempre foi reconhecida por se destacar em suas inovações, pela sua impecável bateria e pelo luxo de suas fantasias e alegorias, sempre presentes em seus desfiles. Nas cores azul e branco, predominantes nos desfiles a partir de 1980, a escola se vestiu com as mesmas cores da bandeira da cidade de Antonina e também do manto de Nossa Senhora Do Pilar, uma linda historia de união, tradição e amor por Antonina.

2° Setor: Viaja Capela nas asas do tempo e mostra sua trajetória nos anos 60, 70 e 80


Nos anos 60, a folia ainda era animada pelas marchinhas de carnaval, gênero de música predominante nas décadas 30,40 e 50. Personagens como o rei, a rainha, o marinheiro, o malandro, o pierrô, a colombina, o arlequim, o pirata, as vedetes assim como melindrosas, as ciganas, os palhaços e tantos outros eram característicos nos desfiles. 

A Escola de Samba Filhos da Capela lançou seu primeiro samba-enredo em 1976, ”O CIRCO”, produzido por RellemSalubergh (saudoso poeta da Capela). As agremiações se encontravam na Avenida do Samba e travavam batalhas confrontando as baterias e o desempenho de seus passistas. A porta-bandeira era sempre muito bem conduzida pelo mestre-sala, encantando a todos sempre nos passos de bailado. Os ânimos eram afiados entre os foliões, marcando época no carnaval de Antonina. As escolas se projetavam num ritmo acelerado. 

As transformações e a evolução se faziam necessárias para a realização da grande festa emque se transformara o carnaval capelista, como referência entre os principais eventos do calendário da secretaria de turismo do estado do Paraná, PARANATUR (Empresa Paranaense de Turismo). 

A década de 80 foi brilhante para a agremiação. No ano de 1980, a escolaconquista o título de campeã do carnaval, com o enredo "FONTE DA CARIOCA".

“BENTO CEGO” foi o tema de enredo de 1981. Poeta, cantador e violeiro, cego de nascimento, foi cantado e homenageado no desfile da Capela.

O título de campeã volta para os braços da Capela no ano de 1982, com o enredo “A LENDA DO BOSQUE ENCANTADO”. Entre bruxas, fadas e duendes, o sabor do título e da vitória alcançada. Daí então vieram tantos e tantos outros títulos, carnavais coroados de glórias. 

A Filhos Da Capela se consagrou tricampeã com os enredos: 1982: “A LENDA DO BOSQUE ENCANTADO”, 1983: “ CARNAVAL! SONHO, NOBREZA E REALIDADE” e 1984: “O ASTRO REI”.

O sonho de nobreza se tornou realidade, num manto todo azul, bordado de estrelas, entre palhaços, arlequins, pierrôs e colombinas.

As chuvas, os ventos e as ondas levaram o samba para outro lugar, “SÃO TRÊS DIAS DE FOLIA NO FUNDO DO MAR”. Enredo de 1985, que desabou o tempo das chuvas entre raios e trovões, que caiam sobre o desfile da Filhos da Capela rebaixando a escola para o 3° lugar no concurso das escolas de samba de Antonina. A tristeza se fazia presente nos rostos e na mente dos apaixonados pela escola, olhando a Capela passar em baixo de chuva torrencial. 

“LÁGRIMAS DE UM FOLIÃO” foi o enredo do ano seguinte, 1986, trazendo a gana de vencer em braços fortes e mãos unidas de uma nação valente que não se curvaria à derrota. É resgatado o brilho e a beleza da escola num emocionado desfile, dando um show de criatividade, originalidade e renovação, que empolgou a todos na avenida deixando saudade nos corações de quem viveu e viu sua Capela na avenida.

Resultado de imagem para marcelo cecyn carnaval
Marcelo Cecyn em desfile Filhos da Capela 1986 "Lágrimas de um Folião"
or Helena 

1987, a escola retoma sua grandiosidade, conquistando o título de campeã com o enredo “NASCIMENTO DOS ORIXÁS”, permanecendo na liderança em nova fase com muito glamour, luxo e requinte. A mulher era exaltada em seus enredos, as alegorias ganham proporções de grandes espetáculos, os reis e rainhas continuavam fazendo parte dos enredos como receita mágica de sucesso, abrem-se as portas para mais um tricampeonato.

A Filhos Da Capela consagrou-se mais uma vez tricampeã, agora com os enredos: 1987: “NASCIMENTO DOS ORIXÁS”, 1988: “MULHER, MUSA INSPIRADORA DOS POETAS” e 1989: “VIAJANDO NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO”.

Sem dúvida nenhuma que Oxalá abençoou a festa do poeta da Capela. “Mulher, Musa Inspiradora”, trouxe para a Capela as mais lindas mulheres e todo o charme evidenciado num desfile que enalteceu os encantos da mulher brasileira. 

3º Setor: Capela rumo ao 3° Milênio. Anos 1990 até 2017


Em 1990,a Filhos Da Capela homenageia seu grande poeta RellemSalubergh, com o enredo “O POETA, A AVENIDA E O SONHO”, numa viajem exaltando todo o conjunto da obra produzida pelo poeta ao longo dos anos de carnaval, sonho, nobreza e ilusão. Enredos de conteúdos políticos sintetizaram os anos 90, satirizando os dias vividos em uma época de crise e transição, assim como os enredos de exaltação, passaram a compor o quadro de temas de enredos produzidos pela Capela. 

Alegria não tem preço, quando “O REI TRAVESSO” descobre que sua rainha fugiu com um bando de ciganos assim contava o enredo. Podemos perceber nitidamente a comédia aplicada no enredo satirizando uma sociedade que com gargalhadas e risos anunciavam que o show iria começar. 

O enredo “ANOS DOURADOS, COSTUMES E REALIDADE” surgiu fazendo duras críticas a respeito da situação local, quando levou para a avenida, na voz do povo, um refrão como: “O nosso porto, que já foi pulmão da terra, hoje é cemitério de navios”. Mais nem tudo é protesto, a alegria e a vivacidade vêm ser revividas nos enredos,1994 “NAVEGANDO NOS BRAÇOS DA FOLIA”, e 1995 “CURITIBA, AS QUATRO DIMENSÕES DE UMA REVOLUÇÃO”. Curitiba é homenageada pela Filhos Da Capela, engrandecendo a cultura e os avanços tecnológicos da cidade modelo, capital do Paraná. 

O ano de 1996 traz para a Capela o enredo “FESTIVAL, NOSSA CARA, SUA ARTE”, e a escola conquista mais um título de campeã para a agremiação. Sob seu manto azul e branco, a taça da vitória é erguida para o delírio de uma torcida fanática que clamava há tempos poressa vitória. Um desfile que marcou a história da Filhos da Capela , até hoje o samba, que exaltou os festivais realizados pela Universidade Federal do Paraná em Antonina, é cantado em toda sua grandeza: “Sou filho da Capela \ Sou o Festival \ Dando um banho de cultura \ No seu carnaval.”

Com a promessa de um breve retorno, a Filhos da Capela se despede do século XX cantando “Capela volta no ano 2000”. Com o enredo “CAPELA DESABAFA, EXALTA A POESIA, ESPANTANDO A CRISE RUMO AO lll MILÊNIO”, em 1999,se despede dos anos 90 para viver uma nova fase no novo século. 

Os carnavais do novo milênio, em Antonina, sofrem um retrocesso e as escolas são penalizadas com a extinção do concurso das escolas de samba por determinação dos órgãos públicos do município responsáveis pela organização dos concursos. A produção musical, assim como os enredos e suas poesias, são abortados. As escolas passam a reviver sambas de anos passados, e assim a Capela volta para a avenida cantando grandes sambas de anos anteriores. 

Como permanecer nessa situação por tanto tempo? A Filhos Da Capela não poderia aguentar. Na fome de produzir, que é tomada a nação azul e branca, o poder da criação não poderia permanecer inerte por tanto tempo, logo novos enredos e novos sambas vieram a compor a história da nossa escola.

No ano de 2007, com o enredo: “OS CINCO HERÓIS ESCOTEIROS: UMA SAGA DE AMOR À CAPELA”. Homenagens sempre foram bem-vindas em nossa escola.

Em 2009, com o enredo “BARREADO – SE DEMORAR, ESPERO PRÁ SABOREAR”. O enredo vinha convidando o público a saborear o prato típico de Antonina e do Litoral do Paraná, O BARREADO.

Em 2010, com o enredo “NÃO CONTO ROMANCE, NEM BOATO SEM INVENÇÃO, NEM IMPROVISO, NARRO A HISTÓRIA DESTE TEATRO”. O enredo levou para a avenida a historia do teatro Municipal de Antonina.

Em 2011, com o enredo “VÍCIOS, QUERO SABER QUAL É O SEU”, enlouqueceu o público falando sobre atualidades. “Twitter, facebook, Orkut, MSN, celular, jogos e créditos .

Em 2012, com o enredo “ANTONINA, LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA”. Falando sobre as chuvas que castigaram a população de Antonina em 2011. Durante o desfile a escola arrancou aplausos e fez o povo chorar de emoção revivendo a tragédia queafetou a população e a superação característica de um povo lutador. “As chuvas de março fecharam o verão \ Tristes memórias que permanecerão.”

Em 2013, com o enredo “FOLCLORE BRASILEIRO, A ALMA DE UM POVO”. Um desfile que contagiou o grande público, mostrando as riquezas do folclore brasileiro. 

Em 2014, com o enredo “TODOS OS CANTOS DE ANTONINA”. A Escola entrou cantando: São quatro hinos, pra fazer ziriguidum... 

Em 2016, com o enredo “SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE”. Preocupada com as questões ambientais e o futuro do nosso planeta, a Filhos Da Capela levou para a avenida um desfile voltado para a proteção ambiental e asustentabilidade, elevando a escola a um patamar de discussão essencial, atual, com olhos num futuro socialmente justo, responsável e ecologicamente correto.

Em 2017, com o enredo “ANTONINA MÁGICA AQUI A ARTE IMITA A VIDA E A VIDA IMITA A ARTE”. O nosso povo, este sim... astros e estrelas deste glorioso carnaval.

4º Setor: Hoje vamos celebrar, são 70 anos de uma linda história de amor e glória!


Parabéns, minha escola, somos todos fiéis, devotos, cobertos por seu manto azul e branco, na fé, união e devoção levamos o seu pavilhão por todos esses anos, colorindo alegremente tantos carnavais.

Carregamos no peito a certeza de que somos uma nação glorificada e honrada pela sua trajetória, com a proteção de Nossa Senhora do Pilar, a união e a força de nossa comunidade novamente nosso pavilhão voltará a tremular por mais um milhão de anos, para que nossos filhos e os filhos dos nossos filhos possam também ficar honrados por serem Filhos da Capela!

Aplausos!!! Podem aplaudir, são 70 anos de história, enchendo nossos corações num pulsar de emoção, e glória!

Podem aplaudir que lá vem ela,

Minha escola tão bela,

Sempre a brilhar na passarela,

Para sempre a mais bela

FILHOS DA CAPELA







Produzido por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)



Revisado e atestado de veracidade por:

Pedro Luiz Santos (Pepe Da Capela - Compositor- Antonina - Pr)

Rosane Souza (Professora de História C.E.MoysésLupion - Antonina - Pr)

Edilberto Barbosa (Mestre em Comunicação SENAI São Paulo - SP)










Resultado de imagem para marcelo cecyn carnaval
Marcelo Cecyn e ala das águas de Helena



Desenvolvimento do Enredo para o desfile


Setor 1
Carnaval de 1948 surge na passarela, Filhos da Capela. (Antigos Carnavais)


Setor 2
Viaja Capela nas asas do tempo e mostra sua trajetória nos anos 60, 70 e 80

Setor 3

Capela rumo ao 3° Milênio. Anos 1990 até 2017

Setor 4
Hoje vamos celebrar, são 70 anos de uma linda história de amor e glória!



Montagem do desfile Capela 70 Anos Carnaval 2018 deacordo com a Sinopse




Setor 1

Comissão de Frente: XXXX  (xxxxxxxxxx)


Carro 1: A corte da Capela (síntese dos enredos xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx) (Capela 70 anos) (cores: xxxxxxxxxxxxxxxxx)


Ala 1: Antigos Carnavais (cores: xxxxxxxxxxxxxxxxxx)


Porta-bandeira e Mestre-sala (Capela 70 anos) (cores: xxxxxxxxxxx)


Setor 2

Ala 2 : XXXXX

Ala 3: Bateria ( xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx)

Ala 4 : XXXXXXXXXX (cores: XXXXXXXXXXXXXXx)

Ala 5 : XXXXXX (cores: XXXXXXXXXXXXXXXXXx)

Carro 2 : XXXXXXXXXX ( cores: Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx )

Ala 6 : XXXXXXX (cores: XXXXXXXXXXXX)


Setor 3


Ala 7 : XXXXXXXXXXXXXXXXX (cores: Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx)

Ala 9: XXXXX (Cores: XXXXXXXXXXXXXXXxx )

Carro 3: XXXXXXXXXX XXXXX

Ala 10: XXXXXX (xxxxxxx) (Cores : Xxxxxxxxxxxxxx XXXXXX



Performance (XXXXXX)



Setor 4


Ala 11 : XxxxxxxxxxxXXXXX (cores:xxxxxxx)

(Obs: X xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx)

Ala 12: XXXXX (Capela 70 anos ) (cores xxxxxxxxxxx)

Carro 4: XXXX XXXXX XXX (Capela 70 anos)

Encerramento: XXXXXXX XXXXXX XXXXXX




Por Marcelo Cecyn

or Helena 
Carnavalesco da G.R.C.E.S. Filhos da Capela – Carnaval 2018

quinta-feira, 7 de setembro de 2017



PODEM APLAUDIR, A FESTA É DA CAPELA... 70 ANOS VAMOS COMEMORAR !


Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)


Filhos da Capela - Ano 1995 - Enredo Curitiba - Carro Gralha Azul idealizado por Marcelo Cecyn 

E para comemorar os 70 anos da nossa escola, decidi produzir  uma série de postagens falando sobre uma linda historia de amor e glória, relembrando nossos carnavais. 


Por Marcelo Cecyn (Carnavalesco)




"Alô meu povão do Azul e Branco, olha a Capela aiii gente!"

Filhos da Capela  - Ano 2014 Carro Fonte da Carioca -Enredo: De Todos Os Cantos (Foto: Patricia B. Fonseca)

Para iniciar os trabalhos, vamos conhecer um pouco do nascimento da nossa agremiação. 


Nossa história começa em 1948 quando um grupo de jovens escoteiros, liderados por Manoel Eufrásio Picanço, o "Manequinho" participavam de um bloco denominado "Bloco de Boi" que passavam as tardes de carnaval em Antonina litoral do Paraná pulando em batuques e brincadeiras como foliões atuantes do carnaval antoninense ou para os conhecidos, carnaval capelista já que os moradores de Antonina também são conhecidos como capelistas referente a capela construída em devoção a N.S. do Pilar padroeira da cidade. Uma confusão interna bastou para desfazer aquela união entre os jovens escoteiros, porém depois de refeita a união, outro bloco é formado pelos mesmos jovens escoteiros que ansiosos na expectativa de batizar o bloco com um nome que os representasse como antoninenses moradores da região central da cidade, que se reuniam na antiga "caserna" hoje, endereço da atual sede da Capela. Foi quando Manequinho, em grande surpresa, chegou com o estandarte pronto, bordado em contas e pintado no cetim intitulando "Bloco Carnavalesco Filhos da Capela", tornando-se mais tarde Escola de Samba Filhos da Capela


De acordo com a dissertação de mestrado apresentada por Guilherme Romanelli para a UFPR no ano 2000, e segundo relatos do consagrado poeta da capela Rellem Salubergh (2000) e também seguindo o depoimento de Dodô Picanço filho de Manequinho Picanço conforme vídeo publicado por Cince Siqueira (diretor de acervo da Filhos da Capela)(Acervo Virtual Siqueira), "Manoel Eufrásio Picanço lançou a escola Filhos da Capela no carnaval de 1948 ao término do baile infantil com componentes fantasiados que se apresentavam ao entorno do estandarte, a escola já nasceu grande e chique".

Filhos da Capela e o estandarte no inicio dos anos 

Nas cores azul e branco, a escola de samba dos escoteiros ganhou a simpatia e a admiração do povo capelista na alegria e beleza de suas aparições a cada carnaval consagrando-se como uma das principais agremiações carnavalescas de Antonina como também uma das mais antigas escolas de samba do Paraná. A Escola de Samba Filhos da Capela sempre foi reconhecida por se destacar em suas inovações, pela impecável bateria e pelo luxo de sua fantasias e alegorias que sempre trouxe a Avenida do Samba.



Bandeira G.R.C.Escola de Samba Filhos da Capela 

Símbolo da G.R.C.E.S.Filhos da Capela  "Flor de Lis" 
A flor de lis, tal como o lírio, simboliza a pureza, a virgindade, a beleza e a renovação espiritual. Esse símbolo é, na verdade, o lírio da realeza usado inicialmente pela realeza francesa desde o século XII, de modo que se tornou emblema da França, onde simboliza poder, soberania, lealdade e honra.
(Retirado de dicionariodesimbolos.com)




Filhos da Capela - Anos 80 - Nosso saudoso Poeta  Rellem Salubergh e a lindíssima Tuka Scaletti  



Filhos da Capela - Ano 1995 - Enredo Curitiba carro Rua das Flores (foto Jorge Nemézio)


Filhos da Capela - Carnaval 2009 carro abre-alas 


Filhos da Capela - Zenilda porta-bandeira nota 10


Depoimento de Dodô Picanço publicado por Cince Siqueira

https://www.youtube.com/watch?v=0MJiPk0fVY8

DE AZUL E BRANCO NA AVENIDA,VAMOS FESTEJAR




RECORDANDO OUTROS CARNAVAIS


Carnaval de 1986, aqui estou pela Filhos da Capela em total entrega vivendo um lindo e romântico personagem, “O Pierrô” uma das mais puras e singela representação de um triste e solitário folião, num desfile que emocionou e marcou história em nosso carnaval.



O Pierrô por Marcelo Cecyn, destaque Filhos da Capela 1986




G.R.C.ESCOLA DE SAMBA FILHOS DA CAPELA

CARNAVAL 1986




Enredo

LÁGRIMAS DE UM FOLIÃO 


Autoria: RELLEM SALUBERGH

Presidente: JOÃO MACHADO JR (Bang)

Comissão de Carnaval: ELEUSIS SANTOS 

Projeto Alegórico: Alceu Baron 
Fantasia : Marcelo Cecyn (O Pierrô)





Marcelo Cecyn com Eleusis Santons na quadra de Filhos da Capela 


Minha madrinha do samba, minha amiga e sempre amada irmã querida  Eleusis Santos quem me elevou de anônimo componente de ala ao patamar de destaque principal de escola de samba apostando em mim, enxergando a possibilidade de um grande momento no desfile da Filhos da Capela. Foi no carnaval de 1986 que desfilei pela primeira vez como destaque em um carro alegórico, foi no desfile da Filhos da Capela que eu surgi como personalidade do carnaval, por suas mãos eu apareci, sendo esperado daí então como figura pública esperada no carnaval antoninense. E foi você Eleusis quem apostou, me colocando pela primeira vez em cima de um carro alegórico (carnaval 1986 Filhos da Capela),  com sua visão, seu jeito de me convencer e por seus braços fui apresentado a corte do carnaval num mundo de fantasias, de muitos brilhos, plumas e paetês que você bem sabia que eu iria usar e abusar, ostentar para o deleite do grande público. Campeonatos vieram e juntos participamos e construímos tantos momentos de glórias  que a história conta em títulos que a escola conquistou, momentos de  vitórias, uma nação azul e branca reverenciada pelo luxo e sofisticação. As portas foram abertas, conquistei fama local pelo meu trabalho porém foi você Eleusis quem me deu a primeira oportunidade me apontando refletores para que outros enxergassem o que eu trazia, meu potencial, minha contribuição.  Obrigado por abrir as portas,  me fazendo enxergar a linda estrada para trilhar um caminho de sucesso, uma história construída de valor e tradição para o nosso carnaval. Muito obrigado por todo bem que você me fez!!! 
Seu carnavalesco Marcelo Cecyn 




Carnaval 1986 Filhos da Capela

Samba Enredo
 LÁGRIMAS DE UM FOLIÃO
Autoria: Rellem SaluBergh.



Letra do samba:

Eu sou eu sou,

O triste solitário folião!

Trago a tristeza dentro do meu coração!



Com a minha fantasia desbotada,

Sento da calçada...

Olhando a Capela passar!

Sambista que nela desfilou,

Chora de saudades do tempo que passou!



Comissão de frente vai se aproximando!

Porta bandeira e mestre sala o show vai dando!

Que beleza pura,

O majestoso carro de abertura!



É madeira de lei!

Verga mas não parte!

Quando pisa na avenida,

Mostra sua arte! (Bis)



Na cadência da bateria,

Gingando, cantando...

De azul e branco todas as alas vão passando!

E as lindas baianas, são aplaudidas pela multidão!

Vou relembrando o gosto amargo da desilusão!...






Você poderá ouvir o depoimento e o samba de 1986 cantado por Marcelo Cecyn, em um registro de Cince Siqueira, clicando no link abaixo.







Marcelo Cecyn canta samba de 1986 da Filhos da Capela.








segunda-feira, 4 de setembro de 2017






G.R.C.ESCOLA DE SAMBA FILHOS DA CAPELA
PROJETO CARNAVAL 2016


ENREDO


SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE. 




Presidente: João Leite
Vice Presidente: Jeferson Santos
Carnavalesco: Marcelo Cecyn


Carnavalesco Marcelo Cecyn


G.R.C.ESCOLA DE SAMBA FILHOS DA CAPELA

ENREDO
 SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE”


Escola de Samba Filhos da Capela
Carnaval 2016
Antonina - Pr


O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Filhos da Capela traz para a Avenida do Samba – Carnaval 2016, o tema: “SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE”, elevando a escola a um patamar de discussão essencial, atual com foco no futuro socialmente justo, responsável e ecologicamente correto.
“Em muito pouco tempo, nós interferimos no equilíbrio do sistema de vida do nosso planeta estabelecido há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. O aquecimento global, os prejuízos causados ao nosso ecossistema derivados de nossas ações de consumo foram devastadores para toda a cadeia natural comprometendo o futuro da vida na terra. Ainda é tempo de reparar nossos erros e salvar o planeta para as futuras gerações”.  








Contextualização do enredo
SUSTENTABILIDADE, O FUTURO É NOSSA RESPONSABILIDADE”
por Marcelo Cecyn

   A contextualização do enredo esta aplicada e distribuída, em quatro setores dentro do planejamento do desfile da Escola de Samba Filhos da Capela - Carnaval 2016. Inicialmente a escola trará em seu setor , A Origem do Universo, os elementos da natureza, o sol Astro Rei, o  planeta, as primeiras civilizações e o culto aos Deuses Gregos e Romanos - Divindades da natureza.
   No setor é apresentado a Revolução Industrial, os avanços tecnológicos e os impactos negativos (o homem se espelha num ser superior e divino, se mostra como o dono do mundo e em sua ganância vai destruindo a saúde do planeta e o habitat natural).
   Em seguida, o setor trará a Consciência da Degradação no templo de “Gaia” - Deusa da Terra (Mãe Primordial, Mãe Terra, uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo), o Homem em sua clemencia pede que a Deusa mostre soluções para amenizar todo prejuízo por ele causado. Gaia o aconselha a se voltar ao principio, “Olhando para dentro de si aprenderás a repensar, só assim encontrarás o caminho para as respostas que tanto buscas e as soluções para se redimir dos seus crimes.”
 Como e ultimo setor “A Redenção” o arrependimento, este homem se volta ao principio e pede perdão este homem busca a salvação, reparando seus atos destruidores através da implantação de ações de sustentabilidade, protegendo a biodiversidade, produzindo energias renovadas e ações protetoras voltadas para o ecossistema com desenvolvimento no  ecoturismo.
Este homem volta-se para a natureza, reaprende a contemplar e proteger o ambiente natural como aquele homem lá do inicio das civilizações, que cultuava seus Deuses fundamentados na natureza. Este homem se reeduca e reaprende a notar a importância das pessoas, da fauna e flora, de todo ecossistema. Este homem para perpetuar sua sobrevivência na terra, aprende a importância da sustentabilidade de todo o universo natural e das fontes de energias limpas a sua volta. Ele descobre que se lançar substância tóxica na atmosfera, ele estará envenenando o ar que ele mesmo precisa para viver, este homem aprende a reutilizar a matéria prima protegendo os recursos naturais, aprende a conter a produção de lixo e assim toma pra si a nobre responsabilidade em deixar um mundo melhor no futuro, buscando metas para atingir o desenvolvimento sustentável, assegurando a saúde da vida no planeta das próximas gerações.


DESENVOLVIMENTO DO ENREDO DENTRO DO DESFILE 

Comissão de frente: Algas Azuis (Principio da Vida no Planeta Terra)
As arqueobactérias (ALGAS AZUIS), estas tem a capacidade de se virarem para o sol em busca da energia fazendo assim a fotossíntese, dando inicio a vida no planeta desencadeando uma serie de espécies que buscam alimento na luz do Sol.
1° setor _ Carro de Abertura :  O PLANETA TERRA O Universo, O SOL, Os Elementos da Natureza, as espécies de vida
Neste setor é apresentado o surgimento do planeta, as primeiras formas de vida a formação do solo e seus organismos, o homem primitivo, as primeiras civilizações e a cultura agrícola, os deuses gregos, as divindades da natureza.
2° setor _ Carro Industrial
Este setor mostra o homem e a maquina, o desenvolvimento das cidades, As Tecnologias e a Revolução Industrial, A Ocupação desordenada, a formação das classes governantes, Fabricas, indústrias, Portos, logística, A exploração dos recursos naturais.
3° setor _ Carro: A Degradação no Templo de Gaia (A floresta em Chamas, A deusa Gaia, as ninfas, o homem desmatando)
Este setor trará toda a degradação sofrida pela terra através do egoísmo e das ações inconsequentes do homem, tudo feito em nome do progresso. A poluição, Os impactos ambientais, incêndios, enchentes, desmatamento  etc...
4° setor _ Carro da Redenção: Preservação a Mata Atlântica nossa casa

Este 4° e ultimo setor trás a redenção do homem, o reconhecimento de suas ações e os impactos negativos, depois de ter destruído o homem busca soluções para reconstruir o que ele mesmo destruiu. Ações em defesa do Meio Ambiente, Educação Ambiental; Sensibilização Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Promoção Humana; Proteção e Conservação do Meio Ambiente; reflorestamento, reciclagem, ecoturismo, agroflorestal etc...


A Redenção (Uma Reflexão) - A ganância do homem, na intensa corrida pelo dinheiro e poder fez com que esse homem destruísse a natureza, poluindo inconsequentemente céu, terra, rios e mares com suas indústrias, inflando de partícula poluentes nosso meio ambiente, enchendo de poluição nossa atmosfera, causando as chuvas ácidas, o aquecimento da terra, a seca, a fome, a devastação.  Estes e muitos outros prejuízos ambientais, são fatores que podemos conferir sentindo  na pele as consequências, durante os últimos anos, os efeitos do aquecimento global, uma bomba  prestes a explodir.
Porém podemos ter esperanças se acreditarmos que esse mesmo homem  poderá revertes esta situação reparando seus atos destruidores através da implantação de ações de sustentabilidade, protegendo a biodiversidade, produzindo energias renovadas e ações protetoras voltadas para o ecossistema com desenvolvimento no  ecoturismo e nas questões sociais.
Este homem deverá voltar-se para a natureza, reaprender a contemplar e proteger o ambiente natural como aquele homem lá do inicio das civilizações, que cultuava seus Deuses fundamentados na natureza. Este homem deverá se  reeducar e reaprender a notar a importância das pessoas, da fauna e flora, de todo ecossistema ao seu entorno. Este homem para perpetuar sua sobrevivência na terra, deverá  aprender a importância da sustentabilidade de todo o universo natural em sua volta e das fontes de energias limpas aplicável para o sustento do planeta. Este homem já descobriu que se lançar substância tóxica na atmosfera, ele estará envenenando o ar que ele mesmo precisa para sobreviver, este homem deve aprender a reutilizar a matéria prima protegendo os recursos naturais, aprendendo a conter a produção de lixo e assim tomar pra si a nobre responsabilidade em deixar um mundo melhor no futuro, buscando metas para atingir o desenvolvimento sustentável, assegurando a saúde da vida no planeta para as próximas gerações.
 Por Marcelo Cecyn


Produzido por Marcelo Cecyn - Carnaval de 2016 da Escola de Samba Filhos da Capela




Produzido por Marcelo Cecyn - Carnaval de 2016 da Escola de Samba Filhos da Capela



Produzido por Marcelo Cecyn - Carnaval de 2016 da Escola de Samba Filhos da Capela





O Sol por Marcelo Cecyn - Carnaval 2016 - Filhos da Capela



O ENREDO CONTRAPONDO A INSUSTENTABILIDADEComo proposta defende a implantação de uma Rota Ecoturistica

Diante da situação em que encontra-se o nosso planeta , as questões ambientais e suas fragilidades, a de se trabalharmos com ações enérgicas e condutas sustentáveis para a salvação das futuras gerações  e a saúde do nosso planeta. Para isso o enredo propõem um resgate da cultura ecológica buscando a estabilidade da estrutura econômica da cidade de Antonina propondo uma Rota Ecoturistica. 
A Rota Ecoturistica abrange o setor histórico da cidade, visitando suas estruturas arquitetônicas, ruas marcadas pela arquitetura que contam histórias, a feira dos artesões onde são encontrados produtos confeccionados na região e que trazem suas peculiaridades como os artesões que trabalham com couro e escamas de peixe, sementes de mangue, fibra da bananeira e etc. O ritmo forte do batuque presente do folclore existente na cultura local como o Boi Barroso, grupo folclórico fundado em 1920, pelo Sr. Luiz Pedro Bedenaque e que vem se perpetuando até hoje graças ao trabalho e dedicação das irmãs Pinto Loco assim como o circuito do Boi do Norte fundado em 1922 e que encanta o público com seu ritmo contagiante e seus cânticos entoados pela família Graciano, também a presença dos Índios Apinangés. O Bloco Apinagés que surgiu em 1923, fundado pelo marinheiro Benedito Jesus Pereira tendo suas ultimas aparições sob o comando de Caetano Candido Machado Filho como bloco folclórico e carnavalesco, estes vão dando a ambientação com suas musicalidades, danças e manifestações, saldando os visitante que segue em busca de provar a saborosa gastronomia que a cidade oferece com a sua culinária caiçara utilizando na grande maioria ingredientes regionais e sazonais do litoral do Paraná como são os frutos do mar, peixe grelhado ou moqueca, barreado tradicional prato e seguidos de doces feitos de frutas cultivadas polo sistema agroflorestal (É fundamental que a gastronomia traga em seu conceito a preservação da floresta nativa e a extinção do uso de agrotóxicos, pois no que se refere à escala dos países consumidores, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e de acordo com o INCA.gov, o nutricionista Fábio Gomes explica que o uso de agrotóxico pode alterar o funcionamento das nossas células, levando ao câncer). Sobre esse prisma, devemos apertar o botão de alerta para a nossa alimentação porque sem comida, todos nós morreremos e, no entanto, estamos morrendo doentes com o que comemos hoje através da agricultura moderna.
Retomando a Rota Ecoturistica depois da gastronomia nossos visitantes seguem pelos caminhos do mar conhecendo os pontos que exibem nossa baía possibilitando os passeios de barcos ancorados no trapiche e a observação dos esportes aquáticos desenvolvidos pelo Clube Náutico Antoninense de tradição na vela paranaense em seu calendário de regatas. Também como passeio, levamos a conhecer os amantes do caiaque que integram o lazer e o esporte propiciam a limpeza da baía através do projeto Viva Antonina que vem contribuindo com o meio ambiente em suas ações de limpeza de rios e praias retirando lixo da nossa baía e manguezais, preservando o meio ambiente e o habitat de muitos organismos marinhos assim como contribuindo com a Associação de Catadores de Produtos Recicláveis de Antonina (ACAPRA) que vem protegendo a cidade retirando do meio o lixo apto a ser reciclado.



Fantasia Agrofloresta produzida por Marcelo Cecyn 

Depois dos mares e rios, Antonina mostrará seus campos verdes, suas florestas e matas nativas e a existência de uma zona rural bastante ativa e de importância significativa  para a sustentabilidade da região. Localizada em meio ao maior remanescente contínuo restante de Mata Atlântica, Antonina é parte de um dos biomas com a maior diversidade do planeta que compreendem espécies animais e vegetais de florestas, restinga e mangues.
Passeios ecológicos e atividades de ecoturismo são indicados quando se trata da subsistência do homem nativo e a preservação de um santuário ecológico. Caminhadas por trilhas, assim como os esportes de aventuras pelos rios e inúmeras outras atividades fazem parte da Rota Ecoturistica estimulando os moradores do entorno destas áreas de preservação ambiental a se envolverem nos projetos  possibilitando que os visitantes tenham uma amplitude maior da preservação ambiental e da observação com respeito a natureza possibilitando a estes visitantes uma experiência única jamais adquirida em áreas urbanas das grandes metrópoles.
A agricultura local, o desenvolvimento da região de forma sustentável, a permanência do homem na terra, a agrofloresta um sistema de produção de alimentos em harmonia com o ambiente onde se conservam os recursos naturais e se produz alimento saudável. Levar nossos visitantes dentro da Rota Ecoturistica até o conhecimento destes projetos fazendo com que os mesmos visitantes tenham contato com esses agricultores e agricultoras e o manejo agroflorestal  integrando-os no entendimento de como a natureza funciona e aplicar esses princípios nas ações como agricultores, é possibilitar com que este visitante ou seja com que este turista saia de Antonina compreendendo o conceito de sustentabilidade e amor e respeito a natureza e o planeta.
Para coroar, a Rota Ecoturistica encerra com uma Retreta na Praça com a consagrada e premiada Filarmônica Antoninense.  Fundada em 30 de Agosto de 1975, por Roberto Cristiano Plasmann e Severino de Oliveira e Silva, a Filarmônica Antoninense encanta a todos por onde passa, dando um show de alegria, musicalidade e competência.


Por Marcelo Cecyn 



Projeto carnavalesco Marcelo Cecyn - Ala Biodiversidade coordenada e produzida por Nadia Passos 



Carnavalesco Marcelo Cecyn e componentes da ala Agrofloresta coordenada e produzida por ADEMADAN e M. Cecyn


Carnavalesco Marcelo Cecyn - Ala Agroquímica coordenada por Tharssom Assanuma, desfile da Filhos da Capela. 


Carnavalesco Marcelo Cecyn - Barracão da Filhos da Capela produção de esculturas coordenado por Fábio Picanço.


Carnavalesco Marcelo Cecyn - Destaque Karla Gaspar durante o desfile.   Filhos da Capela 


SAMBA ENREDO
FILHOS DA CAPELA – CARNAVAL 2016
Sustentabilidade, O Futuro é Nossa Responsabilidade

CAPELA É A VOZ DA PRESERVÃO
O GRITO DESSA NAÇÃO SOU EU!
GIGANTE DESPERTA É HORA DE ACORDAR
E AUTO SUSTENTAR

TERRA !!!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL
A ESPERANÇA É A SEMENTE QUE NÃO SUCUMBIU
O HOMEM PRECISA PLANTAR O AMOR
SEMEAR A VIDA SEM DEVASTAÇÃO
DOAR UM MUNDO MELHOR PRAS NOVAS GERAÇÕES
CULTIVAR A ENERGIA RENOVANDO PRA MUDAR
NOSSO PLANETA NÃO AGUENTA MAIS SANGRAR


EU NÃO QUERO VER O SERTÃO VIRAR MAR
O VERDE DAS MATAS EM CINZAS NO AR
SECANDO AS  FONTES DE TODO VIVER
QUEM VAI NOS SOCORRER

MATIZES 
SAGRADA NATUREZA  EMBRIÃO
DOS MANGUZAIS, IGARAPÉS, MANANCIAIS
RIQUEZAS QUE BROTAM DO CHÃO LEGADO DIVINAL
 CRESCER SEM POLUIR, FAUNA, FLORA,  LIVRES AFINAL
ANTONINA A PAISAGEM DO PARAÍSO NATURAL
A LINDA TELA PRO NOSSO CARNAVAL

CAPELA É A VOZ DA PRESERVAÇÃO
O GRITO DESSA NAÇÃO SOU EU
GIGANTE DESPERTA É HORA DE ACORDAR
E AUTO SUSTENTAR


Compositores:
Samba Enredo: Chrys Santos, Anderson Baiaco, Flavinho Bento e Luigi Porcides

Interprete Oficial:
 Emerson M. Santos
Interpretes de Apoio: Pedro L. Santos, Jeferson Santos, Jorge Fahad, Josemar Peixoto, Chrys Santos, Flavinho Bento e Roninho
Instrumentistas: Marcelo Santos, Marcos Amaral, Marcelo Bacana, Rodrigo da Capela 




Ala dos músicos e compositores Filhos da Capela


Equipe de produção e colaboradores do Ateliê Marcelo Cecyn. Ao centro, o presidente da Filhos da Capela  João Leite